PERGUNTAS FREQUENTES

Como faço para começar a estudar no EAD do Unibave?

São duas formas de ingressar no EAD Unibave: Ingresso Tradicional ou Ingresso Contínuo. No formato tradicional você participa do VEM Unibave, faz sua inscrição para o seletivo, seja ele de inverno ou Verão, é classificado e posteriormente realiza matrícula para iniciar os estudos no semestre seguinte. Já no formato contínuo, você ingressa na próxima disciplina que irá acontecer, isso significa que a qualquer momento do ano você consegue ingressar em uma turma que já está em andamento. As disciplinas que ficaram para trás podem ser realizadas no ciclo seguinte. Isso tudo oferece mais comodidade e conforto para o acadêmico.


Sou formado pelo Unibave, se fizer um outro curso EAD terei desconto?

Sim. Os egressos do Unibave têm direito a 25% de desconto ao cursar uma nova graduação. É a oportunidade perfeita para você ampliar suas possibilidades de trabalho.


Quanto custa um curso EAD?

Atualmente no EAD do Unibave, há um valor único para todos os cursos: R$ 389,90, ao mês. Nos cursos com duração de 2 anos: 24 parcelas, curso com duração de 3 anos: 36 parcelas.


Preciso saber informática para fazer um curso EAD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EAD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. Além disso, é comum a presença de tutores que auxiliam os alunos em caso de dificuldade.


Como os cursos EAD avaliam a frequência dos alunos?

O fato de ser a distância pode dar a falsa impressão de que a frequência dos alunos não é monitorada. Pelo contrário. As atividades e aulas de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula. Além disso, pela lei, os cursos superiores EAD precisam prever uma série de atividades presenciais, como a realização de provas, apresentação de trabalho final e aulas de laboratório (quando o currículo exigir).


No EAD o aluno estuda sozinho o tempo todo?

Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas horas/atividades de auto-estudo, que chamamos de Atividade Discente Efetiva – ADE, nas quais o acadêmico pode escolher seus horários para acessar as aulas disponíveis, ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores EAD têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas e professores. Esses momentos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pela Internet, ou nos encontros presenciais, que acontecem uma vez por semana. Além disso, quando o curso exige atividades de laboratório e estágios, essas atividades são realizadas de forma presencial.


EAD tem prova?

Sim. Para obter o reconhecimento do MEC, os cursos superiores EAD precisam descrever como será o processo de avaliação dos acadêmicos. Pela lei, todo curso superior EAD precisa aplicar provas presenciais. Além disso, durante o curso, você poderá participar de outras formas de avaliação, seja em atividades individuais ou em grupo.


Curso EAD é mais fácil do que presencial?

A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EAD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EAD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.


Posso fazer transferência de um curso presencial para EAD e vice-versa?

Sim. É possível fazer a transferência de um curso de graduação presencial para outro a distância, ou transferir sua matrícula EAD para um curso presencial. É importante apenas que os cursos sejam de áreas afins, essa validação é realizada pela Secretaria Acadêmica. Caso não seja possível transferir você pode fazer um novo ingresso e pedir aproveitamento das disciplinas já cursadas.


Posso validar matérias de um curso presencial para fazer um EAD?

Sim. O processo de validação de disciplinas já cursadas em cursos presenciais para aproveitamento em cursos a distância é previsto na lei brasileira e é possível eliminar disciplinas que você já cursou na modalidade presencial. Para saber como validar suas disciplinas já cursadas, entre em contato com a coordenação do curso desejado para uma avaliação.


Caso a sua dúvida não tenha sido solucionada, entre em contato conosco AQUI.